Dopamine décor: entenda o que é e como aplicar em casa para criar ambientes que elevam seu estilo e humor
Você já ouviu falar de dopamine décor? Embora o nome seja diferente e curioso, essa tendência de decoração é simples: busca criar ambientes dentro de casa que estimulem a produção de dopamina, neurotransmissor associado à motivação, à recompensa e ao prazer. Ou seja, é uma maneira de decorar a casa para promover o bem-estar e a felicidade de todos os moradores, com cores vibrantes, objetos que trazem boas lembranças, texturas confortáveis, entre outros elementos que ajudam a estimular a liberação de dopamina, trazendo a sensação de aconchego ao espaço.
Como sempre falamos por aqui, a forma de consumir mudou drasticamente nos últimos anos, devido à maneira como enxergamos a saúde mental e o bem-estar atualmente. Com essa evolução, várias tendências de decoração estão, cada vez mais, incorporando essas questões — assim como a dopamine décor. O maior objetivo desse tipo de decoração é organizar o espaço para torná-lo não só funcional, mas também uma fonte de recompensa emocional, estimulando sentimentos de felicidade e satisfação.
No dinâmico mercado de imóveis e decoração, é importante estar alinhado às tendências para atrair e engajar o consumidor. Quer entender melhor essa tendência e sua importância para criar espaços que façam você se sentir bem dentro de casa? Então continue por aqui, pois a Nova Época Imóveis preparou este post para te ajudar a entender tudo o que é preciso para aplicá-la no seu lar! Não deixe de acompanhar nossa imobiliária aqui pelo blog e pelas nossas redes sociais para outras dicas de decoração, organização e para conhecer melhor o mercado imobiliário — e muito mais!
Entendendo: o que é dopamine décor e por que está em alta?
Nosso humor é um dos elementos emocionais que mais podem ser influenciados por fatores externos. Nesse contexto, a dopamine décor é um estilo que tem como principal proposta usar os ambientes em que vivemos e frequentamos no dia a dia para impulsionar sensações de bem-estar. No geral, essa tendência de decoração costuma usar cores mais vibrantes como estímulo sensorial e visual.
Logo, quem ocupa o espaço decorado com esse estilo é inconscientemente induzido com base no significado que cada cor e tonalidade tem no cérebro. Seu destaque começou por conta da atenção e da importância que o estado emocional passou a receber nos últimos anos, cenário ligado à nova visão sobre saúde mental e seus impactos.
Porém, o maior impulso para a popularização dessa tendência aconteceu durante a pandemia da Covid-19, quando o isolamento social obrigou todos a terem uma visão diferente sobre seus lares e, como consequência, a questão psicológica foi muito afetada e revista.
Como a dopamine décor influencia no estado mental?
A dopamine décor trabalha com o entendimento de que as cores influenciam o estado mental das pessoas. Isso tem origem em simbolismos já aplicados no marketing para impulsionar ações, emoções e comportamentos no público. Podemos destacar alguns exemplos da influência das cores no estado mental em percepções como:
- Calma e segurança com o uso da cor azul;
- Criatividade e foco com o uso da cor verde;
- Alegria e positividade com o uso do amarelo;
- Passividade e acolhimento com o uso do rosa;
- Agitação e impulsividade com o uso do vermelho.
Quais elementos não podem faltar na dopamine décor?
Como podemos perceber, as cores são o ponto principal por trás das tendências da dopamine décor. Logo, o maior desafio aqui é incorporá-las de maneira que gerem os efeitos positivos esperados, ao mesmo tempo em que criam composições agradáveis. Nesse contexto, alguns elementos e abordagens acabam ganhando destaque, como:
Traga foco para grandes superfícies
Acrescentar um tapete que cobre uma área ampla, uma parede de destaque ou um móvel grande pode ser o elemento central — ou ponto focal — da decoração. Quando decoramos com cores vibrantes, saber dar ênfase a uma tonalidade principal dentro do projeto, usando superfícies maiores como base, traz muitos benefícios. Dentre eles, podemos destacar a redução da sobrecarga sensorial e a sensação que você deseja trazer para seu lar com maior presença.
Use formas e texturas para complementar
Formas e texturas são o complemento perfeito para as cores, especialmente na dopamine décor. Para isso, você pode preencher paredes com estampas geométricas em verde e amarelo — cores conhecidas por serem energizantes —, para trazer mais vivacidade ao espaço; ou usar um tapete com textura interessante e cores vibrantes que trazem calma, como o azul, por exemplo. O sofá é outra superfície que pode ser usada nesse momento, quando escolhido em cores associadas ao acolhimento, como tons de rosa.
Adicione afetividade e nostalgia
Conforme dissemos no começo, a dopamine décor tem como principal objetivo trazer emoções positivas para os ambientes. Nesse contexto, a melhor estratégia para isso é usar elementos que já remetem a momentos ou lembranças nesse sentido. Lembre-se: o método do simbolismo que vale para cores também vale para imagens e objetos decorativos. Assim, ao serem vistos, eles vão imediatamente trazer de volta memórias de pessoas, lugares, atividades e situações que transmitem felicidade.
Use o lúdico e se expresse com equilíbrio
Também podemos destacar aqui o lúdico como outro elemento com valor simbólico, capaz de gerar determinadas emoções nas pessoas. Por isso, procure adotar itens decorativos lúdicos, que trazem certas sensações positivas assim que colocamos nossos olhos. Por outro lado, adotar declarações e outras formas de expressão com significado explícito na decoração pode causar o mesmo efeito. Logo, quadros com frases motivacionais podem ser ótimas opções para compor o espaço.
Acrescente muitos detalhes
A presença de cores em vários objetos, plantas ou itens aconchegantes — como tapetes, mantas ou almofadas — dentro de casa ajuda a tornar a decoração mais voltada para o bem-estar dos moradores. Por essa proposta ter uma decoração mais maximalista, essas opções podem ser usadas à vontade. Mas é importante sempre estar atento aos exageros, que podem levar ao desconforto visual, acabando por não conseguir impulsionar emoções positivas.
Como podemos observar, a dopamine décor é uma ótima maneira de decorar seu lar para que ele traga boas sensações e emoções. Nesse contexto, para decorar sua casa com esse estilo, é importante conhecer o significado das cores e como combiná-las.
Gostou do post? A Nova Época espera que você tenha entendido como a dopamine décor pode te ajudar a tornar seu lar não só funcional, mas também sempre bonito e capaz de trazer sensação de bem-estar. Se você está procurando um novo imóvel para chamar de lar e decorá-lo com esse tipo de decoração, não deixe de visitar as opções que temos disponíveis no nosso site e fale com um dos nossos corretores para mais informações!
Escrito por Mariana Carvalho